A importância do Ponto de Venda

store
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O vídeo colocado não é ao acaso, trata-se da opinião de Tim Greenhalgh, chief creative officer da Fitch e presidente do júri da categoria de Design do Festival Eurobest, que partilha a sua opinião sobre a subvalorização dos espaços físicos em detrimento, muitas vezes do online. Na sua opinião “as lojas físicas devem ser um local onde o consumidor possa sonhar, porque é o que já pode fazer todo o dia na internet (…) as lojas devem ser um recreio”.
Mas na era digital a atenção dispendida com o espaço fisíco é muitas vezes miníma, face ao investimento no online.
Um estudo realizado em 1995 pela POPAI (Association For Marketing At Retail) – Consumer Buying Habits Study -, referia que “70 por cento das decisões de compra são feitas no interior da loja”, mas em 2008 a Ogilvy revelou que apenas 30 por cento dos consumidores espalhados por todo o mundo fazem a escolha da sua marca no interior da loja.
Poderá parecer ambíguo, no entanto, as metodologias utilizadas pelos dois estudos são distintas e, logo, não comparáveis.  No caso do estudo da  POPAI o estudo analisava o número de decisões de compra dos clientes no interior na loja, enquanto as estatísticas da Ogilvy representavam o número de consumidores a tomarem essas decisões.
Ainda no estudo da Ogilvy, outro resultado interessante indica que  dez por cento dos consumidores mudam a intenção de compra no interior da loja, acabando por adquirir uma marca diferente daquela que tinham em mente.
Já outro indicador mostra que quase 20 por cento dos clientes acabam por comprar categorias de produtos que, antes de entrarem no retalho, não tinham intenção de adquirir.
Partilho ainda um relatório da AYR sobre a importância do ponto de venda na decisão do consumidor e onde podemos encontrar alguns exemplos, bons exemplos, de como a experiência no ponto de venda pode enriquecer a experiência do cliente.