Os países competem entre si pela atenção dos turistas, pela preferência dos seus produtos e serviços, entre outras coisas. Deste modo, uma marca forte, segura e positiva aumenta o impacto no seu público alvo.
Uma Marca País é, como todas as marcas, mais do que um logo ou slogan, é um conjunto de promessas, baseadas no que o País tem para oferecer. A dimensão desta, é pois, muito maior do que qualquer outra marca.
Ela é um valor económico e diferenciador, que pretende atrair investimento, talentos e alterar alguns estereótipos criados em torno do País. Mas esta também pretende impulsionar melhorias internas, promovendo um aumento do interesse pelo próprio País e pelos seus produtos.
Em termos de reputação uma Marca País é influênciada pelo contacto de qualquer pessoa, quer estrangeiros como nacionais, sendo por isso a sua gestão foco de grande atenção e preocupação.
A Marca País é pois suportada pela “imagem do país”, sendo o seu objectivo construir, mudar ou proteger a reputação internacional do mesmo no exterior. Ela é a bandeira das exportações do país, mas também do mesmo enquanto destino turístico.
Em suma, o grande objectivo de uma Marca País é o de gerar uma ideia simples, integra e de valorização do País, transmitindo com eficácia a sua proposta de valor.