Estudo Turismo Online – Comportamento do utilizador

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O que procuram online

A realização deste inquérito tinha como principal objectivo, aferir os hábitos de pesquisa e leitura online de websites da área do turismo. Pretendia-se assim perceber um pouco melhor o que leva o utilizador a procurar mais informação sobre esta área, como o faz e onde o faz.

Os dados recolhidos permitiram-nos perceber que a maioria procura ou consulta, menos de uma vez por semana informação sobre Turismo (47%), mas em segundo lugar com o maior número de repostas, temos a indicação que existe um hábito diário (22%). Considerando que 23.2% dos inquiridos indica que faz esta consulta por questões profissionais, podemos afirmar que este resultado é de alguma forma natural. Já 61.6% dos inquiridos indicam que o fazem por lazer, sendo aí a dispersão das respostas maior.

Quanto ao tipo de informação pesquisada, a maioria indica que procura informações sobre “Ofertas e promoções de férias” (56%), seguindo-se de “Informações sobre o destino” (52%) e em terceiro lugar por feedback dos hotéis (50%). No que respeita à parte mais profissional, é importante referir que 43% indicaram que procuram “Notícias/Informações sobre a indústria”. Na resposta aberta, a opção mais indicada pelos inquiridos foi a da procura de emprego.

Quanto aos sites mais consultados, destacamos a grande notoriedade do TripAdivsor e Booking que reuniram 69.4% das respostas, face aos restantes sites indicados.

Neste ponto do inquérito, é interessante realizar uma leitura das respostas por sectores/segmentos. Desta forma, criamos um top 3 de alguns dos mais importantes sectores/segmentos:

Jornais: Publituris – 41.8% | Ambitur – 35.7% | PressTur – 23.5%
Reservas online: Booking – 69.4% | eDreams – 49%| Trivago – 37.8% |
Blogs/Sites Turismo: Fugas – 28.6% | LowCost Portugal – 17.3% | Alma de Viajante – 12.2%

E o que valorizam mais os utilizadores na sua experiência online? 68% indicam que as foto-galerias são o factor mais importante, seguido em linha com respostas anteriores, o “Feedback de utilizadores/consumidores” recolhe assim 63% das preferências. “Informação sintetizada (câmbio, clima, moeda, etc.)” é um factor também bastante valorizado, sendo referido por 48% dos inquiridos como um dos mais importante num site de turismo.

Perceber de que forma o utilizador acede pela primeira vez ao site, o que o leva até ao mesmo e como este se mantêm em contacto com o mesmo, era também um ponto preponderante neste inquérito.

56.6% dos inquiridos indica que o contacto pela primeira vez com um site de informação turística é feita após a pesquisa online e 45.5% por recomendação de amigos. Interessante é ainda perceber que 60% não tem por hábito assinar a newsletter do site, mas que por norma segue esse mesmo site no Facebook (78%).

Numa fase em que a maioria dos sites pondera colocar parte dos seus conteúdos pagos, era importante perceber como o utilizador encarava esta realidade. Os resultados não poderiam ser mais claros, 97% dos utilizadores indica que não estaria disposto a pagar para aceder a conteúdos. Os restantes 3% que encaram esse facto com normalidade, indicam um valor médio de subscrição na ordem dos 5€ por mês.

______________________________________________________

Este estudo é parte do projecto Marca Turismo, cujo o objectivo passa pela análise e acompanhamento das diferentes estratégias de comunicação e marketing na área do Turismo.

Responderam a este inquérito 276 utilizadores, entre os dias 12 e 22 de Março.
Caso pretenda receber a totalidade dos resultados contacte-nos através de: geral@marcaturismo.com