A queda de um gigante?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Orizonia

Ao longo do dia de hoje (15 Fevereiro 2013) surgiram várias notícias, muitas delas contraditórias, sobre o negócio entre a Globalia e a Orizonia.

Um negócio que se anunciava de grandes proporções, assumindo-se como a criação do grande gigante do turismo na península ibérica, acabou por ter vários revês ao longo dos últimos dias com a entrada em cena da CNC (Comissão Nacional de Concorrência – Espanha) e do seu parecer sobre este negócio.

A CNC revelou que esta operação era susceptível de criar “possíveis obstáculos à concorrência efectiva em diversos mercados relacionados com o sector das agências de viagens”, estávamos pois a falar da criação de um mega-operador turístico que iria dominar em alguns casos os 90% a 100% das rotas aéreas, resultado da fusão da Orbest (Orizonia) e AirEuropa (Globalia).

Com este parecer, a Globalia decidiu afastar-se do negócio decidindo não avançar com a compra da Orizonia, como comunicou a Orizonia. Mais tarde, a Globalia informava que mantinha o interesse no negócio, mas que por outro lado não iria injectar mais capital na empresa, até ter um parecer positivo da CNC, uma situação que comprometia o honrar de compromissos por parte da Orizonia.

Já hoje (15 de Fevereiro) muitas foram as informações, fecho das agências Vibo e posterior comunicado a desmentir, que até ao momento se mantém como final. Toda esta situação provocou alguma instabilidade junto das agências de viagem com reservas nos operadores da Orizonia (Solplan, Iberojet, OrizoniaLife, Smilo, etc.), o que conduziu à procura de alternativas e a cancelar as suas reservas com estes.

Ao longo do dia, surgiram ainda alguns sinais muito negativos por parte da Orizonia. Tal como a colocação dos sites dos seus operadores como “Temporalmente fuera de servicio.”

Veremos ao longo dos próximos dias o que poderá acontecer a um dos principais operadores do nosso mercado.