O email marketing é uma das ferramentas na estratégia de marketing digital que – na maioria dos casos – é vista muitas vezes como o “parente pobre”.
Já todos ouvimos muitas vezes dizer que o “email marketing está morto”, que “é este o fim do email”, etc, etc, etc. Mas afinal, quando pensamos um pouco é provável chegar que cheguemos a conclusões bem diferentes. Todos temos um email. No momento de registo num site ou plataforma é nos pedido o que? Um email. Recebemos alertas… No email. E por aí fora.
Descurar este meio na forma como iremos comunicar a nossa empresa, poderá ser um erro. Mas algo que pode corrigir agora mesmo.
Imagine a sua empresa e em que momentos é que o email pode ser uma peça importante no processo de compra. Vou dar uma ajuda, através de um exemplo prático de como um hotel pode usar esta ferramenta para aumentar as suas vendas.
O Hotel Classic tem um website, onde é possível ao cliente consultar tarifas e inclusive reservar a sua estadia.
Apenas com este trecho de história podemos já sugerir dois momentos de captação de email. No website, de forma a garantir acesso a informação de melhores tarifas, subscrevendo a newsletter e, como é óbvio, no caso do cliente avançar com uma reserva de solicitar o mesmo para envio de toda a documentação.
O Pedro (cliente) decidiu reservar a sua estadia – um fim de semana romântico – para duas pessoas no Hotel Classic, queria surpreender a sua namorada no dia do seu aniversário.
Neste momento não sabemos a razão pela qual o Pedro reservou a sua estadia, o tal fim de semana romântico, mas não estamos a prever nada que não consigamos saber. A primeira sugestão passa pelo envio de um email a solicitar que o cliente indique as suas preferências, algo que enviamos logo após a confirmação da sua reserva. Podemos assim colocar um pequeno e rápido questionário, onde o cliente nos indica o motivo da sua estadia. Sugiro ainda que instale um pequeno plugin, em javascript, que qualifique imediatamente os seus contactos, obtendo informação básica como nome, sexo e idade.
Após analisar este primeiro email, podemos preparar o nosso segundo email, no qual iremos sugerir – mediante a resposta – um serviço adequado ao cliente. No caso do Pedro, sugerimos a reserva de um tratamento no SPA do hotel, com a oferta de 10% de desconto para reserva antecipada. Incluímos ainda neste email, o testemunho de um outro cliente, que já passou pela nossa unidade, um conteúdo retirado do nosso site ou da nossa página do TripAdvisor, que irá dar maior credebilidade ao nosso hotel e ajudar o Pedro no momento de decidir.
O Pedro recebeu o segundo email e decidiu reservar a experiência no SPA do hotel.
Excelente trabalho! Conseguimos fazer uma venda extra a este cliente. Mas podemos fazer mais. Dias antes do Pedro chegar, enviamos um terceiro email. Vamos lhe sugerir o check-in online e oferecemos acesso a um upgrade com tarifa promocional, por apenas mais 50€ a noite, ele poderá fazer um upgrade de quarto standard para deluxe.
É uma surpresa para a sua namorada, um momento único, e o Pedro decide fazer o upgrade.
Fantástico! O Pedro está ansioso por surpreender a sua namorada com esta surpresa e deliciado com a atenção do hotel.
No dia do seu check-in recebe novo email, “O Hotel Classic deseja-lhe uma boa estadia…”. As boas-vindas ao hotel são acompanhadas de uma lista de serviços extra disponíveis no hotel, assim como contactos úteis da cidade, conteúdoútil e relevante para a sua estadia. Tem consigo tudo o que precisa para desfrutar do seu fim de semana.
A experiência do Pedro no Hotel Classic foi sem dúvida memorável para ele e para a sua namorada, mas mais importante para si é que ele partilhe isso mesmo. Para relembrar a importância disso mesmo, e incentivar, enviamos um último email onde agradecemos a preferência e relembramos a importância da estadia do Pedro no nosso hotel. Mas queremos que o Pedro nos ajuda, aliás, que ajude os seus amigos a ter uma experiência idêntica e como tal oferecemos um desconto de 10% para reservas com o seu código único. O Pedro é agora nosso embaixador e um exemplo de como o email marketing está bem vivo.
Sugestão de timings de envio de Emails
- Imediatamente após reserva – Preencha as suas preferências;
- 1 mês antes da sua estadia – Oferta do SPA ou outros tratamentos;
- 1 Dia antes do check-in – Oferta de upgrade por apenas 50€ noite;
- Dia do check-in – Email de boas-vindas + informação de serviços extra do hotel;
- 1 semana após a estadia – Partilhe a sua opinião + Oferta desconto amigos.
Concorda com a minha sugestão? Tem alguma dica ou conselho que queira partilhar? Partilhe connosco nos comentários abaixo.